CBF realiza seminário de atualização da nova arbitragem paraibana

O objetivo foi passar ensinamentos aos árbitros da FPF, mostrando o caminho a ser seguido nas competições

Créditos: Larissa Keren/FPF-PB

A Comissão de Arbitragem da CBF promoveu o Seminário de Atualização da Nova Arbitragem Paraibana na última sexta-feira (28). Em João Pessoa (PB), no Auditório do Instituto Federal da Paraíba, Sérgio Corrêa, chefe do departamento de arbitragem e líder do projeto de árbitro de vídeo, Marta Magalhães, psicóloga responsável pelo pilar mental da Escola Nacional de Árbitros de Futebol (ENAF), e Márcio Verri Brandão, instrutor técnico da Federação Paulista e da CBF, levaram ensinamentos aos árbitros da Federação Paraibana de Futebol com objetivo de atualizá-los e informar o caminho a ser desenvolvido no dia a dia das competições da região.

“Foi com muita satisfação que nós tivemos a oportunidade de ir até o estado da Paraíba, levar instrutores, a nossa psicóloga, para apresentarmos o que é feito na arbitragem nacional e na arbitragem moderna. Levamos ideias com o objetivo de que o árbitro possa atender essas exigências do futebol atual, que está muito veloz, tem muita tecnologia. E destacamos a importância do empenho, dedicação e treinamento para superar momentos difíceis, assim como a ética, já que antes do árbitro vem o cidadão, e é necessário ter respeito pelo esporte, pela função e pela Federação”, declarou Sérgio Corrêa.

A coordenadora nacional de instrução da ENAF/CBF, Ana Paula Oliveira, não foi ao evento porque estava prestando serviço para a Conmebol na Argentina, mas gravou um vídeo que foi exibido no telão do auditório. Arthur Alves Júnior, instrutor de arbitragem, que foi um dos principais entusiastas do evento, ficou na função de conduzir o Seminário. A mesa central foi composta pelo então interventor da Federação Paraibana, João Bosco Luz, o também então coordenador da arbitragem da FPF, José Clizaldo, Adriana Basilio, presidente interina do Sindicato dos Árbitros da Paraíba, além dos palestrantes convidados. Houve ainda uma homenagem aos árbitros que atuaram nas partidas finais do Campeonato Sub-19 da Federação Paraibana de Futebol. Cada um recebeu medalha e um troféu personalizado.

Na ocasião, a presidente eleita da Federação Paraibana, Michele Ramalho, manifestou o desejo de contar com o auxílio do Árbitro de Vídeo na decisão do Campeonato Paraibano do ano que vem. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a solicitação, vai analisar e repassará o pedido ao órgão regulamentador (IFAB).