Futebol

A Federação PB de Futebol homenageia as mulheres

A Federação Paraibana felicita as mulheres do futebol paraibano

A Federação Paraibana de Futebol homenageia, todas as mulheres que fazem parte do futebol paraibano, pelo dia internacional da mulher, dia 8 de março. A mulher é símbolo de coragem, dedicação e amor. E no futebol precisam ainda mais de garra e coragem para vencer os desafios que são impostos pela sociedade.

A começar pela Michelle Ramalho que estar comandando a gestão da Federação Paraibana de Futebol e é a única mulher a estar à frente de uma Federação de Futebol. A Presidente vem fazendo um excelente trabalho e renovando o futebol paraibano.

“Trabalhar na gestão da Federação Paraibana de Futebol é uma honra enorme e uma satisfação. E em saber que sou a única mulher a estar à frente de uma Federação de Futebol me deixa muito honrada e aumenta a responsabilidade de ser espelho, de motivar e encorajar outras mulheres a seguirem o caminho do futebol, que é um segmento para todos do esporte".

Na FPF, também, tem Thalyta Gomes que  estar à frente do Departamento de Competições Feminino da Federação Paraibana e vem desempenhando um grande trabalho valorizando e enaltecendo os campeonatos femininos no estado.

“E uma das coisas que mais amo trabalhar com o futebol é forma como esse esporte consegue aproximar as pessoas. Nesse esporte não importa a religião, a etnia, origens, todos estão reunidos torcendo pelo seu time. Tenho uma imensa gratidão por poder trabalhar com esse esporte que tem tanto a ensinar nas nossas realações pessoais”.

A Nova arbitragem Paraibana de Futebol tem a representante feminina, Adriana Basílio, que iniciou na FPF em 2003, 2005 e entrou para o quadro da CBF (sendo a primeira mulher nessa função no estado) como assistente em 2018. E em 2019 iniciou com analista do quadro da FPF e CBF (sendo a primeira mulher na função de analista).

“Futebol e arbitragem para mim é minha vida. Quando coloquei a ideia de deixar os campos eu tive que me trabalhar por alguns anos. E foi muito doloroso. O árbitro tem no sangue a arbitragem. A gente sai da arbitragem, mas a arbitragem nunca sai da gente. Uma vez arbitro sempre árbitro. É um amor incondicional”.

E representando os clubes, Rayza Alves, a Presidente do clube profissional CSP. A jovem é uma das poucas mulheres que estão à frente de um Clube Paraibano.

“O dia internacional da mulher é um dia de luta e para nós mulheres refletir que temos muitas lutas para conquistas como a igualdade, respeito e reconhecimento dentro e fora de campo”.

E no campo, a jogadora, Rawena Xavier, se destaca no Botafogo, clube que foi o campeão do Campeonato Feminino 2020. Rawenia Batista começou no futsal, aos 13 anos, onde disputou campeonatos escolares.

“É um desafio a cada dia, a cada treino, a cada campeonato. Infelizmente o futebol ainda é visto como um esporte masculino, e embora essa realidade esteja mudando aos poucos, ainda falta valorização, apoio e incentivos ao futebol feminino”.

E para completar esse time de peso, a treinadora e dirigente, Gleide Costa, que hoje faz um belíssimo trabalho no Botafogo, começou cedo no futebol, aonde foi atleta em 1995, pelo clube Monte Castelo, e jogou no estadual.

“Sempre foi uma história de luta e de guerra para que nos pudéssemos ter o mínimo de estrutura e de possibilidades da prática esportiva. As nossas atletas paraibanas ainda não são profissionalizadas, requer um novo olhar é preciso que a gente encare a luta de todas e manter os sonhos das altetas que fazem o esporte acontecer na realidade".